Páginas

10/08/2017

A vida jamais corresponderá às nossas expectativas, mas sempre às nossas necessidades.

Crie dinossauros, mas não crie expectativas. Com muitas variações, a frase volta e meia aparece na nossa vida como uma grande verdade.
Não sei se concordo plenamente, já que expectativas me parecem pontos de luz no céu nublado e já conhecido. Desejos, ensejos, esperanças. Todos parentes próximos das expectativas.
A gente se antecipa, quer adivinhar, e, se possível, ajeitar, manipular. Um movimento saudável, assertivo, vivo. Que mal há nisso?
Mal não há, definitivamente.
Ruim é se recusar a entender que a vida não dá muita bola para nossas expectativas, mas sim para nossas necessidades. E ainda bem que é assim. É uma puxada na corda para nos fazer voltar ao que é possível, cabível, aceitável.
Porque nós voamos. Voamos nos sonhos, nos ensaios, nas antecipações e simulações. E tendemos a exagerar. Piramos, achamos que tudo merecemos, que não podemos ser contrariados. E a vida dá corda até um certo limite. Se ultrapassado, vem o tranco da corda puxada de volta.
Como é importante ponderar! Como é saudável deixar de lado planos e expectativas megalômanas e alimentar somente a certeza de que a vida é justa no que precisamos e, com o que precisamos, podemos transformar tudo o que desejamos.
Não é preciso abandonar as expectativas. Somente reconfigurá-las. Entender que a realidade é tão maior e mais abrangente que nossos sonhos pessoais, que envolve tantos outros personagens e situações, que seria de fato impossível nos atender por completo sempre que um novo desejo surgisse.
Quanto às expectativas em relação ao outro, fica a pergunta para respostas anônimas e pessoais: Quem sou eu para pretender que o outro me corresponda apenas baseado nas minhas expectativas? Forte né? Pois é.
Ainda bem que a vida dá corda e puxa. Um dia a gente aprende.

(Emilia Freire)

10 comentários:

  1. OLá Clau, gostei do texto, é isso mesmo criamos expectativas que nos fazem sofrer,, o final fechou com chave de ouro qdo a autora se pergunta sobre esperar que outros corresponda suas expectativas. Muito bem elaborado e bastante reflexivo. Vc sempre nos traz textos maravilhosos.
    Tenha linda noite.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. "Embora não vivamos pela espera do amanhã, ele sempre dependerá do que fizermos hoje." Criar expectativas é muito ruim, cria tantas incertezas e nos levam as decepções. Excelente texto. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Texto bom! Expectativas são importantes, mas precisamos dosar com carinho.
    Vivendo e aprendendo a ter atitudes maduras e livres.
    Bjs e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Belo texto...Clau quem sabe um dia a gente aprende né?
    ps. Carinho respeito e abraço.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Clau.
    Belo texto. Criar expectativas e traçar caminhos que levam ao nosso sonho acho saudável. Pois primeiro se planeja e depois com ação se realiza. Mas quanto ter expectativa diante a outra pessoa é algo muitas vezes decepcionante Afinal cada vida é individual. Um lindo final de semana. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Belíssimo texto e a vida é um constante aprendizado que devemos vivenciar cada momento sem criar tantas expectativas. Viver o hoje intensamente. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Pior que é uma verdade absoluta... Bela postagem. Bjs e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  8. Passando para deixar um abraço como
    sempre ver e gostar do seu post,desejar
    um final de semana cheio de muita paz
    Boas amizades sempre é um privilegio ter
    Bjuss com meu carinho de sempre

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  9. Olá, querida Clau!
    Sim, um dia a gente aprende... sofre-se mas acabamos por aprender... ainda bem!
    Seja muito feliz e abençoada!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  10. Bom dia amiga!
    Minha visita hoje é para divulgar o blog da Biblioteca da escola que trabalho EREM DR Mota Silveira. Biblioteca Madre Ódila Maroja, este cantinho especial nasceu recentemente. É um blog voltado para pesquisas nas mais diferentes áreas de conhecimento, já tem postagens de , Matemática, Química, Biologia, Língua portuguesa, Filosofia, Sociologia, Direitos Humanos e outras áreas de conhecimento. Também faço parte na organização e pesquisas das postagens. O link é este, http://bibliotecamadre.blogspot.com.br/ caso deseje conhecer e seguir, será um grande prazer, pois como seguidora e comentarista dos meus blogs, você só engrandece as postagens. Obrigada, tenha um Domingo de muita paz e um início de semana abençoado.
    Desculpe não comentar a sua maravilhosa postagem, logo retornarei. Abraços Lourdes Duarte.

    ResponderExcluir

Real Time Analytics